Ídolo da natação britânica ataca nadadores chineses: "Deveriam deixar o esporte"
A polêmica envolvendo os nadadores chineses ganhou mais um capítulo após a vitória do país no revezamento 4x100m medley. A equipe asiática arrancou do quarto lugar para o primeiro com um parcial de 45.92 de Pan Zhanle no nado livre, meio segundo abaixo do recorde mundial (46s40), que é dele e foi estabelecido já em Paris.
Dois dos quatro membros do revezamento da China, Qin Haiyang e Sun Jiajun, estão entre os 11 nadadores que foram liberados para competir apesar de testarem positivo com traços de substâncias para aumento de performance. Os resultados foram justificados por comida contaminada.
Depois de terminar na quarta colocação na prova, Adam Peaty, ídolo da natação britânica afirmou que irá se aposentar e criticou os atletas chineses.
- Se você foi "contaminado" duas vezes, como uma pessoa honrada, você deveria deixar o esporte. Mas sabemos que o esporte não é simples assim - afirmou Peaty, fazendo o sinal de aspas com as mãos ao dizer a palavra "contaminado".
"Uma das minhas citações favoritas no esporte é que se não há motivo para vencer se não for de forma justa. Penso que você sente isso no coração. Se você ganha e sabe que está trapaceando, não está realmente ganhando." disse Adam Peaty.
Aos 19 anos, Zhanle já foi alvo de questionamentos nestas Olimpíadas por conta da distância que estabeleceu sobre os rivais na decisão dos 100m livre. O técnico australiano Brett Hawke levantou desconfianças sobre o desempenho do chinês.
Peaty tem 29 anos e três medalhas de ouro em Olimpíadas conquistadas. Duas nos 100m peito (na Rio-2016 e Tóquio-2020) e uma no revezamento 4x100m medley misto, também em Tóquio. Em Paris, ficou apenas com a prata no 100m peito, somando a duas outras pratas que tem.
Comments