top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Zema teve encontro em Brasília com ministros Marina Silva e Rui Costa


Após se reunir com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o governador Romeu Zema (Novo) foi recebido, na quarta-feira (27/3), pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Convocado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o encontro terá sobre a mesa mesa políticas para discutir o desmatamento do cerrado.

Zema esteve em uma comitiva de governadores. Além dele, fizeram parte do encontro os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes (União), do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), de Goiás, Ronaldo Caiado (União), do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), participou virtualmente, e a vice-governadora Celina Leão representou o Distrito Federal.

No ano passado, às vésperas da COP28, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, o governo Lula lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado (PPCerrado). A meta é alcançar o desmatamento zero até 2030. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, o desmatamento no bioma cresceu 3% em comparação ao período anterior.

Embora Marina e Rui Costa estejam diretamente envolvidos nas discussões da repactuação do acordo de reparação de Mariana, o tema não está na pauta da reunião. As negociações entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a União e as empresas Vale e BHP Billiton estão suspensas desde dezembro de 2023. A proposta de R$ 42 bilhões pelas controladoras da Samarco não agradou o poder público.
Fonte: O Tempo

コメント


bottom of page