top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Varginhense, Dr. Gustavo Chalfun é homenageado com a Grande Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura


Reprodução
Reprodução

O Governo de Minas Gerais realizou, na segunda-feira (21/4), em Ouro Preto, a tradicional cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência — uma das mais importantes honrarias do Estado, concedida a personalidades e instituições que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.
Neste ano, 171 nomes foram agraciados com a medalha, distribuída em quatro categorias: Grande Colar (1), Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58) e Medalha da Inconfidência (72). A mais alta das honrarias — o Grande Colar — é destinada exclusivamente a chefes de Estado, de governo ou dos demais Poderes da União.
Entre os homenageados de 2025 está o advogado varginhense Gustavo Oliveira Chalfun, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB/MG), que recebeu das mãos do governador Romeu Zema a Grande Medalha da Inconfidência.
Em suas redes sociais, Chalfun celebrou a homenagem e dedicou a honraria à advocacia mineira:
"Recebi, com muito orgulho, a Grande Medalha da Inconfidência. Essa honraria, por certo, não é somente minha, mas sim de toda a advocacia mineira, símbolo da luta pela liberdade e pelo Estado democrático de direito. Advogados e advogadas são exemplos de resiliência, dedicação e luta pelo que acreditam, e é uma honra representar essa classe que sempre lutou e nunca faltou a um país melhor", escreveu.
A cerimônia é realizada tradicionalmente no feriado de Tiradentes, em Ouro Preto, e marca uma homenagem à memória da Inconfidência Mineira e ao espírito de luta por liberdade.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page