Varginha realiza o 1º Encontro do EducaSIM e produtores recebem certificado de registro
O primeiro encontro do EducaSIM que reuniu produtores rurais e empresários do ramo da indústria de produtos de origem animal foi realizado no último dia 18, na sala educativa do Parque Zoobotânico Dr Mário Frota - Zoológico de Varginha. A equipe de fiscalização abordou as questões documentais para regularização e registro dos estabelecimentos no Serviço de Inspeção Municipal de Varginha (SIM/VGA).
O projeto EducaSIM é um projeto de educação continuada que visa promover a educação sanitária em nosso município através de orientação aos produtores e empresários industrializadores de produtos de origem animal, bem como desenvolver atividades educativas junto à comunidade.
Os produtores regularizados receberam o certificado de registro do estabelecimento e de seus produtos. Atualmente, o SIM/VGA possui seis unidades de beneficiamento de produtos cárneos, uma unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado, duas granjas leiteiras, uma queijaria, três unidades de beneficiamento de leite e derivados e uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas.
Todos esses estabelecimentos já estão cadastrados na plataforma do Sistema Brasileiro de Inspeção - SISBI. No site da Prefeitura, na aba “Serviço de Inspeção Municipal” é possível encontrar um manual para download do passo a passo no link: https://www.varginha.mg.gov.br/portal/servicos/1117/servicos-de-inspecao-municipal---sim/.
O objetivo do SIM/VGA, ao inspecionar a produção industrial de produtos de origem animal desde do recebimento da matéria-prima até o produto final, respeitando as legislações vigentes, é garantir a qualidade e inocuidade dos alimentos apropriados ao consumo humano, fazendo com que os mesmos não ofereçam riscos ao consumidor, visando, assim, a saúde e o bem estar da população.
O próximo passo do SIM/VGA, com o apoio do secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Marcos Paiva Foresti, é alcançar a equivalência do serviço de inspeção municipal ao federal, para oferecer a chancela do SISBI, a qual possibilitará ao produtor, seja ele pequeno, médio ou grande, comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional.
Comentários