top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Varginha está entre os finalistas do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora




As cidades de Caxambu, Coqueiral e Varginha, no Sul de Minas, estão entre os 30 projetos finalistas da etapa mineira do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de abril, em solenidade na sede do Sebrae Minas, a partir de 9 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. Os projetos vencedores em cada categoria concorrerão na etapa nacional.

As cidades do Sul de Minas estão na disputa de três categorias: Empreendedorismo na Escola, Central de Inclusão Produtiva e Sustentabilidade e Meio Ambiente. Há, ainda, projetos inscritos em outras sete categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora, e Governança Territorial. Ao todo, o Sebrae Minas recebeu a inscrição de mais de 300 projetos, de cerca de 250 municípios.

“O prêmio é importante por reconhecer as boas práticas de gestão na busca pelo desenvolvimento econômico dos municípios. A iniciativa promove um ambiente empresarial mais saudável para os pequenos negócios, visto que estimula o desenvolvimento do território”, explica o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Pereira.

Projetos finalistas
Varginha
A prefeitura de Varginha disputa a categoria Empreendedorismo da Escola om o projeto “1ª Gintech – Gincana de Tecnologia da Rede Municipal”. A inciativa integra o Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino de Varginha (Promitec) e tem o objetivo de promover a integração efetiva de tecnologias educacionais no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma gincana de tecnologias que abrange simultaneamente formação docente e utilização de práticas pedagógicas para o fortalecimento da competência digital dos alunos e a fluência digital docente.

Caxambu
Na categoria Inclusão Produtiva, Caxambu concorre com o projeto Caxambu: “Central de Inclusão Produtiva”. A fim de promover o crescimento sustentável da comunidade, a iniciativa oferta, por meio de cursos profissionalizantes e de capacitação de curta e longa duração, o fomento à inserção no mercado de trabalho. Com isso, o programa reduziu a evasão escolar e ampliou as habilidades profissionais dos participantes que conseguiram novas oportunidades de trabalho ou abriram os próprios negócios.

Coqueiral
Com o projeto “Coqueiro Verde”, Coqueiral concorre na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. No programa, moradores da cidade que doam material reciclável em um dos pontos de coleta recebem a moeda local “coqueiro verde” como pagamento pela ação, que pode ser utilizada para a compra de produtos na feira semanal. Aos domingos, as notas do “coqueiro verde” são recolhidas dos feirantes e levadas para contagem na Prefeitura, que paga em reais por tudo que foi vendido utilizando a nota. Essa nova moeda local e tem ajudado a movimentar a economia do município ao mesmo tempo em que estimula a consciência ambiental.

Sobre o PSPE
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. São avaliadas as iniciativas que transformam o ambiente de negócios nos diferentes territórios do Brasil, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.

Comments


bottom of page