Tarcísio admite erro ao criticar câmeras corporais e defende ampliação do programa em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), admitiu nesta quinta-feira (5) que estava “completamente errado” ao criticar o uso de câmeras corporais por policiais militares. A declaração ocorreu em visita a obras do Metrô, em meio a denúncias de abusos policiais que repercutiram amplamente nos últimos dias.
“Hoje estou absolutamente convencido de que as câmeras são instrumentos de proteção tanto para a sociedade quanto para os policiais,” afirmou. O governador também anunciou que o programa será ampliado com tecnologia mais avançada, permitindo que câmeras acopladas em coletes à prova de balas sejam ativadas remotamente pelo Centro de Operações da PM.
A mudança no discurso de Tarcísio ocorre às vésperas de um prazo estipulado pelo STF para que o governo estadual explique o uso de câmeras em PMs. Além disso, recentes casos de violência policial, registrados em vídeo, motivaram críticas de entidades de direitos humanos e geraram pressão pública sobre a gestão.
Apesar de defender a continuidade do programa, Tarcísio ressaltou que ajustes e conversas com os comandos da PM serão necessários, mas negou mudanças na alta cúpula da Segurança Pública.
Comments