top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Taiwan reforça segurança: Implantação de jatos e sistema móvel de defesa aérea para monitorar exercícios na China

As forças de defesa de Taiwan implantaram caças F-16, um sistema móvel de defesa aérea e um drone de vigilância para monitorar e acompanhar os exercícios da China ao redor da ilha, conforme mostraram imagens divulgadas nesta sexta-feira (24).
Os dois dias de exercícios no Estreito de Taiwan e em torno de grupos de ilhas controladas por Taiwan perto da costa chinesa, que uma autoridade taiwanesa disse incluir uma simulação de bombardeio de navios estrangeiros, começaram apenas três dias após a posse do novo presidente, Lai Ching-te. Taiwan condenou as ações da China.
Um alto funcionário de segurança de Taiwan disse à Reuters que vários bombardeiros chineses realizaram ataques simulados a navios estrangeiros perto do extremo leste do Canal Bashi, que separa Taiwan das Filipinas, praticando como assumir o “controle total” de áreas a oeste da primeira cadeia de ilhas.
A primeira cadeia de ilhas refere-se à área que vai do Japão, passando por Taiwan, Filipinas e até Bornéu, abrangendo os mares costeiros da China.

Analistas, diplomatas regionais e altos funcionários de Taiwan observaram que a escala dos exercícios até agora foi menor do que os exercícios semelhantes em 2022 e foram amplamente esperados por autoridades taiwanesas e estrangeiras, mas ainda aumentaram o risco de acidentes ou erros de cálculo.
Os militares chineses enviaram bombardeiros carregando mísseis reais nesta sexta-feira para realizar ataques simulados em seus exercícios em Taiwan, disse a televisão estatal CCTV.

Fonte:CNN

Comments


bottom of page