São Tomé das Letras: a cidade mineira onde 30% dos moradores vivem sozinhos! Mas será que há solidão?
São Tomé das Letras, conhecida por sua tranquilidade e paisagens naturais, é a cidade de Minas Gerais com o maior percentual de residências ocupadas por apenas um morador. De acordo com o último Censo do IBGE, cerca de 30% das casas têm apenas uma pessoa, um índice notável para o estado. Elenice Batista é uma dessas pessoas; psicóloga, ela trocou a vida agitada de São Paulo pela serenidade da zona rural de São Tomé das Letras. Segundo ela, a mudança proporcionou um ambiente de maior liberdade e segurança: “Sinto meu direito de ir e vir preservado. Se tenho algum receio andando à noite, é de encontrar algum animal, e não uma pessoa. Pelo contrário, se vejo alguém, penso: ‘Graças a Deus, se eu precisar, tem quem me socorra’”.
Renan Garcia, ex-designer gráfico, também priorizou a saúde mental ao decidir viver sozinho na cidade. "Morar em uma cidade pequena é quase desplugar da ansiedade. São Paulo tem estímulos a todo momento, é uma avalanche de informações. Aqui não há tantas distrações e o ritmo de vida é bem diferente", conta ele, agora empreendedor local.
Segundo o Censo, a tendência de residências solo tem crescido. Em Minas Gerais, 20% dos domicílios têm apenas um morador, contra 13% no último levantamento há 12 anos. Em São Tomé das Letras, 820 lares são ocupados por uma pessoa, número que representa 29,24% do total de residências. No entanto, viver sozinho não significa estar isolado: Estela, guia de turismo, vive na cidade há 22 anos e garante que a experiência é de liberdade e não de solidão, aproveitando essa fase de sua vida.
Комментарии