top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

SUS está preparado para atender pacientes transplantados que contraíram HIV, afirma especialista


O Sistema Único de Saúde (SUS) está preparado para atender pacientes que contraíram HIV após transplantes de órgãos no Rio de Janeiro, segundo a infectologista Lígia Pierrotti. A situação, que é considerada sem precedentes, envolve seis pacientes que foram contaminados pelo vírus após transplantes. Apesar da gravidade do caso, Pierrotti destacou que o Brasil tem protocolos consolidados para tratar pacientes que já eram soropositivos antes do transplante.
Pacientes transplantados precisam de medicação contínua para evitar rejeição, e esses medicamentos são compatíveis com o tratamento antirretroviral utilizado no combate ao HIV. A especialista ressaltou que, além do acompanhamento para garantir o funcionamento do órgão transplantado, agora esses pacientes também receberão tratamento eficaz para o HIV, com medicamentos modernos que trazem maior segurança.
A soropositividade para HIV e outras doenças como HTLV e tuberculose ativa impede a doação de órgãos no Brasil. A falha no caso dos transplantes no Rio ocorreu durante a fase de exames, considerada crítica para garantir a segurança do procedimento.

Comments


bottom of page