top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos com base em lei do século XVIII

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos com base em lei do século XVIII
Divulgação
Suprema Corte dos EUA suspende deportações de venezuelanos detidos sob lei de 1798.

A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendeu neste sábado, 19, as deportações de venezuelanos detidos no norte do Texas com base na Lei de Inimigos Estrangeiros, criada em 1798. A medida afeta especificamente os migrantes retidos no Centro de Detenção Bluebonnet, e segue válida “até nova ordem deste tribunal”, segundo decisão assinada por maioria da Corte. Os juízes Clarence Thomas e Samuel Alito se manifestaram contra a suspensão.

A decisão atende a um pedido emergencial apresentado pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que apontou a intenção do governo Trump de retomar deportações com base na legislação da era de guerra do século XVIII. A entidade alegou que a deportação em massa não oferecia garantias mínimas de defesa judicial aos imigrantes.

No início de abril, a própria Suprema Corte havia determinado que deportações só poderiam ocorrer se os afetados tivessem direito a apresentar defesa em juízo e tempo razoável para contestação. No mês anterior, o presidente Donald Trump invocou a antiga lei para ordenar a prisão de supostos integrantes da gangue Tren de Aragua e sua deportação para uma penitenciária de segurança máxima em El Salvador.
Essa legislação foi usada anteriormente em cenários extremos, como a Guerra de 1812 e as duas guerras mundiais. Advogados dos migrantes alegam que muitos deportados anteriormente não tinham ligações com a organização criminosa e foram identificados de forma equivocada, muitas vezes apenas por causa de tatuagens.

Durante sua campanha, Trump prometeu deportar milhões de imigrantes sem documentação e afirmou que a Venezuela estaria promovendo uma "invasão" ao enviar supostos membros da gangue ao território norte-americano. Até o momento, a Casa Branca não comentou a decisão da Suprema Corte.
Fonte: InfoMoney

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page