Subsídios impulsionam mercado: Vendas de carros na China disparam 12%
As vendas de carros na China registraram um salto significativo de 12% em dezembro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 2,64 milhões de unidades, segundo dados divulgados pela Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA). Na comparação com novembro, o avanço foi de 8,7%.
O forte desempenho foi impulsionado por um programa federal que incentiva a troca de veículos, somado a subsídios do governo e promoções de fim de ano realizadas pelas montadoras, que buscaram atingir suas metas anuais no maior mercado automotivo do mundo.
Carros elétricos e híbridos se destacaram, representando 47,6% do total das vendas ao longo de 2024, consolidando a China como um dos principais mercados para tecnologias sustentáveis.
Nas exportações, a China embarcou 404 mil veículos em dezembro, o que representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2023 e de 2% em comparação ao mês anterior.
A Tesla, com fábrica em Xangai, foi uma das protagonistas do mercado, vendendo 93.766 veículos em dezembro e exportando 10.839 unidades, conforme dados da CPCA.
Comments