top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

STF arquiva caso de hostilização contra Alexandre de Moraes em Roma

STF arquiva caso de hostilização contra Alexandre de Moraes em Roma
Divulgação
Toffoli extingue punibilidade de trio acusado de hostilizar Alexandre de Moraes em Roma

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (2) extinguir a punibilidade do casal Roberto Mantovani Filho e Andrea Mantovani, além do genro Alex Zanatta, acusados de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, em 2023. Com a decisão, o caso será arquivado e os envolvidos não serão condenados.

A medida foi tomada após os advogados dos acusados protocolarem um pedido de retratação no STF. Em julho deste ano, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia denunciado os três por injúria e calúnia, alegando que eles ofenderam Moraes com xingamentos como “bandido”, “comprado”, “comunista” e “fraudador das eleições”. As ofensas ocorreram na sala de embarque do aeroporto, na presença do ministro, sua esposa e três filhos.

Toffoli argumentou que a legislação penal brasileira permite a extinção de punibilidade em casos de crimes contra a honra quando há retratação dos envolvidos. “Considerados o contexto único envolvendo os fatos narrados na denúncia e a confissão dos crimes praticados pelos denunciados (retratação), declaro extintas suas punibilidades”, afirmou o ministro em sua decisão.

A decisão encerra o episódio sem condenações, ressaltando o papel da retratação nos processos relacionados a crimes de calúnia e injúria.
Fonte: Correio do Estado

コメント


bottom of page