top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sono ruim aos 40 pode estar envelhecendo seu cérebro mais rápido, aponta pesquisa!

Sono
Foto: Reprodução
Dormir mal a partir dos 40 anos pode estar associado a um envelhecimento mais rápido do cérebro, segundo um estudo conduzido pela Universidade de Stanford. A pesquisa, que acompanhou 4 mil adultos por cerca de 10 anos, mostrou que a falta de sono adequado em idade intermediária pode estar relacionada a processos cognitivos mais lentos e maior declínio em memória e capacidade de aprendizado.
Os cientistas observaram que o grupo que dormia menos de 6 horas ou tinha um sono de baixa qualidade apresentava uma redução significativa no volume de massa cinzenta do cérebro, o que afeta diretamente áreas como memória, controle emocional e funções executivas. “A privação do sono afeta a limpeza das toxinas no cérebro, prejudicando a função cerebral ao longo do tempo”, explicou o neurologista e líder da pesquisa, Dr. Philip Yanez.
Especialistas sugerem que hábitos de sono consistentes e entre 7 a 9 horas diárias são ideais para adultos nessa faixa etária. A equipe de pesquisa pretende avançar nos estudos para avaliar se melhorias no sono podem desacelerar o envelhecimento cognitivo.

Comments


bottom of page