Sistema Faemg Senar promove integração de novos líderes rurais no Projeto Descobrir
gazetadevarginhasi
8 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Mais de 30 presidentes de sindicatos de produtores rurais recém-eleitos, a maioria em seu primeiro mandato, participaram no dia 25 de março da edição do Projeto Descobrir, realizado na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. O evento teve como foco apresentar a estrutura, os serviços e as ações da entidade aos novos líderes sindicais, promovendo uma imersão estratégica no funcionamento do sistema que atua em defesa dos produtores rurais mineiros.
A programação contou com a participação de toda a diretoria do Sistema, além de autoridades como a deputada federal Ana Paula Leão e o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus. Em sua fala, o vice-governador destacou a parceria entre o governo estadual e a Faemg. “Vemos a Faemg como uma demandante e orientadora de soluções. Essa diretoria participa efetivamente das decisões que envolvem o setor agropecuário, cobrando agilidade e contribuindo com propostas que refletem a realidade do campo”, afirmou.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, reforçou a importância da capacitação dos novos dirigentes. “É fundamental que vocês conheçam bem o Sistema para que possam retornar às suas cidades com mais conhecimento sobre os serviços disponíveis. Os sindicatos precisam ser modernos, atuantes e alinhados com a transformação da agropecuária mineira”, declarou.
Renovação sindical
Para o assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), o momento é de renovação e fortalecimento da representatividade rural. “É uma honra ver tantos novos presidentes, muitos deles jovens, assumindo essa responsabilidade. Isso mostra que estamos vivendo uma mudança significativa no sistema sindical em Minas.”
O vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, valorizou o comprometimento dos novos representantes. “Deixar suas rotinas para estarem aqui demonstra o quanto vocês estão dispostos a contribuir com melhorias reais para os produtores rurais. Conhecer a estrutura do Sistema é essencial para aproveitarem ao máximo esse apoio.”
Já o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, destacou a diversidade presente no grupo. “A presença de jovens, mulheres e representantes de diferentes regiões só fortalece a atuação sindical. Essa pluralidade é essencial para garantir um atendimento mais completo aos produtores mineiros.”
Proximidade com os sindicatos
Entre os participantes, o presidente do Sindicato de Governador Valadares, Edberto José Resende, destacou a importância da conexão com a Federação. “Já atuo em comissões técnicas, e eventos como esse nos aproximam ainda mais das oportunidades oferecidas pelo Sistema.”
A vice-presidente do Sindicato de Campo Florido, Lorena Souza, contou que não conhecia o trabalho da Faemg antes da imersão. “Essa experiência está sendo maravilhosa. É inspirador ver tantas mulheres no sistema sindical. Quero levar esse sentimento de união para o meu município.”
De Bom Despacho, Víctor Martins elogiou a iniciativa. “Como novos presidentes, estamos aqui para aprender. Levo comigo muito conhecimento e a certeza de que os sindicatos de Minas só têm a crescer com esse tipo de formação.”
A programação incluiu falas da diretoria, apresentações institucionais e palestras conduzidas por Renato Laguardia, também presidente do Inaes, pelo gerente executivo Bruno Rocha, que apresentou o projeto Compras Coletivas, e pelo gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Wander Magalhães, que destacou as ações e programas voltados à capacitação dos produtores.
Comments