Sidônio Palmeira assume Secom com desafio de reverter baixa popularidade de Lula
Sidônio Palmeira, publicitário responsável pelo marketing da campanha vitoriosa de Lula em 2022, assumirá oficialmente a Secretaria de Comunicação Social (Secom) nesta terça-feira (14.jan.2025), em cerimônia no Palácio do Planalto. A chegada de Sidônio ocorre em meio ao desafio de recuperar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrenta índices recordes de reprovação desde o início do mandato.
O novo ministro pretende reformular a comunicação governamental, aproximando Lula da imprensa e explorando melhor as redes sociais. Sua missão inclui também transmitir feitos positivos do governo, apesar das dificuldades com o desequilíbrio fiscal e mudanças no cenário digital que afetam a circulação de informações políticas.
Mudanças na Secom
Sidônio já promoveu trocas estratégicas na equipe. Thiago César foi indicado para a secretaria-executiva, e Paulo Brito assumiu a gerência de publicidade. O secretário de imprensa, José Chrispiniano, foi substituído por Laércio Portela. Outra mudança significativa será a saída de Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Janja, da secretaria de Estratégia e Redes.
A reformulação busca minimizar disputas internas e imprimir o estilo pragmático de Sidônio. Ele também manterá figuras-chave como o fotógrafo oficial Ricardo Stuckert, reconhecido por sua proximidade com Lula.
Desafios e prioridades
O novo ministro já enfrentou seu primeiro teste ao reagir a um vídeo falso sobre taxação no Pix. Agora, planeja um reposicionamento da comunicação digital, com maior engajamento nas redes sociais e uma nova licitação de R$ 200 milhões para comunicação digital.
As recentes mudanças nas plataformas da Meta, como a suspensão do sistema de verificação de fatos, também colocam desafios à estratégia governamental. Sidônio precisará adaptar a comunicação para alcançar resultados mais eficazes no ambiente digital e nas campanhas institucionais.
Lula, que em dezembro admitiu erros na condução da comunicação, espera que Sidônio estabeleça uma marca sólida para seu terceiro mandato.
Comments