Seis brasileiros avançam à terceira fase do Mundial de Surfe em El Salvador
gazetadevarginhasi
4 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Seis dos dez surfistas brasileiros que disputam a etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (World Surf League – WSL) garantiram vaga direta na terceira fase da competição. Nesta quinta-feira (3), no segundo dia de disputas na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid "DVD" Silva avançaram às próximas baterias. Eles se juntam a João "Chumbinho" Chianca e Yago Dora, que já haviam se classificado na quarta-feira (2), antes da interrupção das provas devido às más condições do mar.
O Brasil tem ainda mais quatro surfistas na disputa, mas três deles precisarão passar pela repescagem para continuar no torneio: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo. No feminino, o país conta apenas com Luana Silva, que ainda não estreou na competição.
Destaques da competição
O primeiro brasileiro a avançar nesta quinta-feira foi Ítalo Ferreira, líder do ranking mundial. Em uma bateria disputada contra o australiano George Pittar e o salvadorenho Bryan Perez, Ítalo garantiu sua vaga ao executar um aéreo impressionante e uma série de manobras, conquistando a nota 8.00 e um somatório final de 14.67. Pittar também avançou, com 14.17, enquanto Perez (8.80) foi para a repescagem.
Em seguida, Filipe Toledo e Ian Gouveia brilharam na disputa contra o mexicano Aln Cleland. Filipinho liderou com a melhor pontuação da etapa até o momento: 15.77. Gouveia ficou com a segunda vaga ao somar 10.90, deixando Cleland (10.34) para a repescagem.
Na última bateria do dia, Miguel Pupo e Deivid "DVD" Silva competiram contra o norte-americano Jake Marshall. O americano venceu com 12.16 pontos, mas a grande disputa ficou entre os brasileiros. No último minuto, DVD superou Pupo, garantindo a classificação com um somatório de 9.56, contra 9.29 do compatriota, que agora terá que buscar a vaga na repescagem.
Brasileiros ainda na luta
Além de Miguel Pupo, outros três brasileiros ainda têm chances de avançar via repescagem: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo.
Já no feminino, Luana Silva representa o Brasil na competição. A surfista terá sua estreia adiada após a organização interromper as baterias femininas devido à maré baixa. Luana é a única brasileira na disputa, já que a gaúcha Tatiana Weston-Webb anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde física e mental.
A janela de competições em El Salvador segue até o dia 12 de abril.
Comments