SEHAV, Abrasel no Sul de Minas e ACIV participam do 3º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno
Na última sexta-feira (30), o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas, André Yuki e as diretoras executivas, Kátia Gonzales (ACIV) e Ana Luísa Alves (SEHAV e Abrasel), participaram do 3º Seminário Sindicalismo e Associativismo Moderno em São Lourenço.
O objetivo foi valorizar a contribuição e boas práticas de governanças aplicadas pelos sindicatos, associações, cooperativas, circuitos, fundações, consórcios e demais instituições, que impactam positivamente no desenvolvimento do setor hoteleiro, gastronômico e turístico de Minas Gerais, destacando a importância das entidades patronais, empresariais, profissionais e laborais em prol do desenvolvimento do turismo mineiro e na representação e defesa dos interesses coletivos de seus membros.
Estiveram presentes o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; o anfitrião e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Lourenço, Ricardo Henrique de Melo Fonseca; o prefeito de São Lourenço, Walter José Lessa; o secretário de Turismo de São Lourenço, Luiz Cláudio de Almeida Maciel; Ângelo Rezende, representando o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; Walter Dutra Marques, representando a presidente do Sindcomércio de São Lourenço, Valéria do Carmo de Oliveira; João Marcos Sabino de Souza, representando o presidente do São Lourenço Convention Visitors & Bureau, Gustavo Henrique de Faria Passarelli; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Lourenço, Mário Sérgio Nascimento Ferreira; Cláudia Pimentel, representando a presidente da Aliança da Mantiqueira, Luciana Mancilha Pivato Villela; o presidente da CDL e ACE de São Lourenço, Marios Sergio; a presidente da Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo (Fecitur), Teresa Lemos; o diretor da União Geral dos Trabalhadores, Wilson Avelino da Silva; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caxambu, Amaro Gadbem; o diretor do Hotel Brasil e decano da FBHA, Marco Aurélio Lage, entre outras autoridades, empresários, profissionais e dirigentes. A FBHA representa oito sindicatos em Minas Gerais, em Varginha, Pouso Alegre, São Lourenço, Caxambu, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Serras Verdes do Sul de Minas (Monte Verde) e Teófilo Otoni. Estiveram presentes ainda, o presidente do sindicato de Pouso Alegre, Rolando Brandão, o vice-presidente, Marcos Dias e a diretora, Rosana Ferraz; o presidente do sindicato de Caxambu, Raul Spinelli; o presidente do sindicato de Ouro Preto, Márcio Abdo e o vice-presidente do sindicato de Serras Verdes do Sul de Minas, Marcos César.
De acordo com Andre Yuki, a participação de várias lideranças e o apoio incondicional do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, contribuem para o desenvolvimento do setor de hospedagem e alimentação, principalmente em Minas Gerais. “Parabenizo o coordenador regional da FBHA no estado, Marcos Valério Rocha, pela programação, que incluiu palestras, projetos e ações que enriquecem o setor com informações privilegiadas. O evento também proporcionou momentos de relacionamento e integração, permitindo rever grandes amigos do setor. Gostaria de deixar meu agradecimento pela receptividade ao Marco Aurélio Lage (Hotel Brasil São Lourenço) e ao Fernando Lopes (Agostini Restaurante e Massas)”, ressaltou.
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, iniciou a programação falando sobre “A Importância das Organizações Patronais Laborais, Empresariais e Profissionais, na Representação e Defesa dos Interesses Coletivos de Seus Membros”.
Alexandre Sampaio explica que o seminário é cíclico. “Estamos continuando um processo que já dura alguns anos, visitando os sindicatos mineiros da nossa égide e base de atuação. A ideia é continuadamente levar novidades, informações e processos que estão acontecendo nos aspectos legislativo e judiciário, além da ação política que a CNC está desenvolvendo com o Vai Turismo, no sentido de congregarmos cada vez mais. A parceria com a Fecomércio-MG está funcionando de maneira intrínseca. Pretendemos resgatar os sindicatos que estavam na FHOREMG, para que venham militar na FBHA, com a parceria de maior oferta de serviço do sistema Sesc e Senac. Uma nova ação e integração, que tenho certeza que dará muito bom resultado”, afirmou.
Vanessa Pagnelli (analista de Turismo da CNC), falou sobre “Estimulando Políticas Públicas para o Turismo Sustentável” e Cristiano Lopes (professor, consultor e palestrante) levou um resumo sobre as principais palestras, conceitos e ideias inovadoras do varejo para serem aplicadas nas entidades, com a palestra “Direto de Nova York – Retail’s Big Show”.
Na parte da tarde, foi a vez do Luiz Carlos Braga (superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte), sobre “O Sistema de Governança do 3º Melhor Mercado Central do Mundo”. Segundo Luiz, o Mercado Central é um case de sucesso pelo seu modelo de gestão, sendo uma associação sem fins lucrativos, com cerca de 580 associados que fazem a gestão do equipamento. Como consultor através do Sebrae, Luiz está levando o modelo de gestão para prefeitos de todo o Brasil.
“Recentemente, tivemos com o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, que está fazendo um investimento de cerca de R$ 20 milhões no Mercado Municipal de Varginha. O Sebrae irá colaborar com o modelo de gestão que acreditamos que é capacitar os comerciantes da cidade para operarem o equipamento”, explicou.
Em seguida, Dolores Bertilla (superintendente do Sistema Divina Providência) explanou sobre “O Papel das Entidades Filantrópicas no Desenvolvimento do Espírito Associativista”; Deborah Albuquerque de Freitas (coordenadora do Sesc MG / Mesa Brasil da Zona da Mata) falou sobre “Sesc Projeto Mesa Brasil - Como Pode Existir Fome de Um Lado e Tanto Desperdício de Outro?” e Ricardo Naif (técnico cervejeiro e sommelier) finalizou falando sobre “Projeto Plantadores de Cerveja - Desenvolvimento Regional e Turismo Gastronômico”.
Kátia Gonzales (ACIV) participou do seminário pela primeira vez e agradeceu a organização pela programação que contou com palestras de renomados dirigentes, gestores e técnicos que ressaltaram sobre a necessidade da promoção e valorização do espírito associativista, apresentando boas práticas e experiências realizadas por inúmeras entidades.
De acordo com Ana Luísa Alves (SEHAV e Abrasel), o seminário foi de extrema importância, pois trouxe atualizações sobre as tendências e desafios atuais, fortalecimento de conhecimento e habilidades, networking e troca de experiências, inspiração para inovações e melhorias, compreensão das políticas e legislações, promoção do engajamento e da participação, além do desenvolvimento de liderança e capacitação.
“Em resumo, participar da terceira edição do seminário foi uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimentos atualizados, desenvolver habilidades essenciais e conectar com outros profissionais do setor. Esses elementos são fundamentais para a eficácia e relevância das organizações no cenário atual de trabalho e podem ter um impacto positivo duradouro nas práticas e na representação dos trabalhadores”, concluiu.
Comments