Represa Bortolan pode ser tornar patrimônio cultural e imaterial de Poços de Caldas
A Represa Bortolan poderá mudar o patrimônio cultural e imaterial de Poços de Caldas. A lei que autoriza o início do processo de registro já foi publicado, mas algumas etapas precisam ser concluídas até lá. Com águas calmas, a represa, situada na entrada da cidade, é um famoso cartão postal, atraindo turistas e investidores. Há dois anos, Ronaldo abriu um restaurante às margens da represa, que agora, ao ser considerado patrimônio de Poços de Caldas, traz novas esperanças ao empresário.
"Eu valorizaria muito o esporte, eu colocaria Poços de Caldas em destaque, já temos equipes de remo, caiaque, e várias etapas de triatlo; isso atrairia mais eventos. Manter o Bortolan navegável para jet skis e lanchas pequenas que temos aqui, seria maravilhoso para a cidade”, afirmou o comerciante Ronaldo Cigolini. O vereador que propôs a lei diz que a meta é proteger e valorizar o potencial turístico da represa.
A lei 9.930, sancionada, estabelece o registro da Represa Bortolan como patrimônio cultural e material de Poços de Caldas. Publicado, agora cabe ao Condephat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico, iniciar o tombamento da área.
“O poder público pode viabilizar concessões, públicas ou privadas, e parcerias PPPs, por exemplo. Até atrair uma empresa para administrar e revitalizar o local.
O presidente do conselho avalia que a lei facilitará o processo de tombamento.
“O sinal da Câmara pela preservação desse espaço pode servir como alerta para cuidarmos mais desse patrimônio histórico, ambiental, e até de acessibilidade, garantindo que seja bem preservado para o público”, afirmou o presidente do Condephat, Antônio Carlos Lorette.
Para efetivar o registro, será necessário um estudo detalhado sobre a represa.
"É preciso entender todas as qualidades do espaço e sua história, de que forma isso ocorreu e como pode haver um processo de preservação eficaz. É um estudo profundo de todos os registros históricos desse ambiente, pois pode haver conflito com a própria preservação do local ", acrescentou o presidente.
A Represa Bortolan, construída em 1956, serve para geração de energia elétrica e prática de esportes náuticos.
Luiz, presidente de um clube de mais de 60 anos dedicado à representação, comentou:
"Aqui recebe tudo, tem distrito industrial, e condomínios às margens, tudo desagua aqui no Bortolan. Será preciso ver como proteger e isso. Não será fácil, mas damos nosso apoio total a isso", disse Luiz Roberto Martins, do Clube Náutico Praia do Sol.
Ele acredita que não há potencial de represa e há anos luta por condições adequadas à prática de várias atividades.
"Pode ser centro de piscicultura, pesca e até turismo de pesca, hoje em alta no Brasil. Já temos bons restaurantes e hotéis nas redondezas, é um lugar de potencial, além da natureza. Muitos buscam o Bortolan tanto pelo visual quanto pelo turismo e atividades náuticas no verão, é uma maravilha", completou Luiz.
Kommentarer