Rainha do Congo participa de eventos do feriado da Consciência Negra em Poços de Caldas
Às vésperas do primeiro Dia da Consciência Negra como feriado nacional, Poços de Caldas (MG) recebeu a rainha Diambi Kabatusuila, da República Democrática do Congo. Representante da etnia Bena Tshiyamba, Diambi foi coroada em 2016 e desde então viaja pelo mundo promovendo a valorização da história e da cultura africanas.
No município sul-mineiro, a rainha visitou a Associação Afro-Ancestral, onde foi recebida por Mãe Ana Iansã. “A presença dela aqui é uma oportunidade para que pretos e brancos entendam nosso valor. Ela é um espelho para todos nós”, afirmou o líder local.
Durante a visita, Diambi participou de uma recepção diplomática na prefeitura com o vice-prefeito e lideranças do movimento negro e religiões de matriz africana. Ela também assistiu a uma apresentação de crianças da Escola Municipal Dona Vitalina Rossi.
A rainha destacou a importância do Dia da Consciência Negra como um momento de reflexão e ação contínua. “Esses dados devem servir para integrar a valorização da cultura afro na educação e no cotidiano. Não se trata apenas de um dia ou um mês de celebração”, afirmou.
Diambi permanecerá em Poços de Caldas até esta quarta (20), quando será comemorado o feriado. A rainha ressaltou a riqueza histórica afro-brasileira da cidade e sua importância no fortalecimento dos laços entre Brasil e África.
Comments