Queda de avião da Embraer no Cazaquistão foi causada por sistema de defesa russo, diz agência
O acidente com um avião fabricado pela Embraer, que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25), foi causado por um sistema de defesa russo, segundo informações obtidas pela agência Reuters com quatro fontes envolvidas na investigação e uma fonte do governo dos Estados Unidos. A aeronave, da Azerbaijan Airlines, estava a caminho de Grózni, na Rússia, quando caiu perto de Aktau, no Cazaquistão, matando 38 das 67 pessoas a bordo.
A investigação aponta que o avião foi atingido pelo sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, com fontes afirmando que o ataque ocorreu por engano, com os militares russos acreditando que se tratava de drones ucranianos. Além disso, o GPS do avião foi interferido por sistemas de guerra eletrônica enquanto a aeronave se aproximava de Grózni.
O sistema de defesa disparou contra o avião após a colisão com a carreta de um caminhão, e um Fiat Argo que estava na mesma direção também se chocou com o veículo, mas os três ocupantes do carro sobreviveram.
Imagens do avião revelaram danos na cauda e indicaram que a aeronave teve problemas no GPS, fazendo com que ela oscilasse de altitude por mais de uma hora. A Rússia inicialmente afirmou que o acidente foi causado por uma colisão com pássaros e, depois, alegou que a queda ocorreu devido à neblina.
A investigação continua, e os governos do Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão ainda não confirmaram oficialmente as causas do acidente.
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela tragédia. A companhia aérea Azerbaijan Airlines suspendeu seus voos para Grózni até que as investigações sobre o acidente sejam concluídas. A Embraer também manifestou pesar e afirmou que está colaborando com as autoridades para apurar os fatos.
Comments