top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Putin endurece postura nuclear após decisão de Biden sobre guerra na Ucrânia

Biden e putin
Foto: Reprodução
O presidente Vladimir Putin anunciou, nesta terça-feira (19), uma atualização na doutrina nuclear da Rússia, em resposta à decisão do governo Biden de permitir que a Ucrânia utilize armas de longo alcance fabricadas nos Estados Unidos contra alvos dentro do território russo.
A nova doutrina estabelece que qualquer agressão convencional contra a Rússia ou seus aliados, mesmo por um estado não nuclear apoiado por um país nuclear, será considerada um ataque conjunto a Moscou. Essa revisão reduz significativamente a barreira para o uso inicial de armas nucleares por parte da Rússia.
De acordo com Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, a alteração visa garantir que possíveis adversários entendam a inevitabilidade de uma retaliação massiva em caso de ataques à Federação Russa ou seus aliados, como a Bielorrússia.
O movimento ocorre após o Kremlin considerar a permissão de armas americanas para a Ucrânia uma escalada perigosa na guerra. A medida dos EUA permite que Kiev intensifique seus ataques, atingindo alvos estratégicos no território russo, o que acirra ainda mais as tensões globais.
Analistas interpretam a mudança como um sinal claro de que a Rússia está endurecendo sua postura diante do prolongamento do conflito e da ampliação do apoio ocidental à Ucrânia.

Comments


bottom of page