top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PUC Minas Poços de Caldas realiza mutirão para o cadastro de doação de medula óssea

Reprodução
A PUC Minas Poços de Caldas, em mais uma parceria com o Hemominas, realizará na terça-feira (12) um mutirão para o cadastro de doadores de medula óssea. Esta é a quarta vez que a PUC Minas e Hemominas unem forças para estimular o ato e aumentar o número de doadores registrados.
A ação acontecerá das 08h às 12h e das 17h às 21h, no Laboratório 3, localizado no Prédio 1 do Campus da PUC Minas Poços de Caldas. Podem fazer o cadastro pessoas com idades entre 18 e 35 anos que estejam em bom estado geral de saúde. No ato do registro, é necessário que o voluntário esteja de posse de um documento oficial com foto.
O cadastro é feito pelos hemocentros de todo o Brasil por meio da plataforma do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além disso, são coletados 10 ml de sangue do doador no momento do registro.
De acordo com a captadora do Hemominas em Poços de Caldas, Maria Lauricéia Esteves, a ação representa um ato de solidariedade e esperança. “É uma simples ação que pode ajudar pacientes que precisam de um transplante; como a única chance de curar algumas doenças do sangue como leucemia, linfomas, tipos de anemia específicos, doenças que afetam o sistema imunológico e outras síndromes”, afirma.
Além do mais, aumentar o número de doadores cadastrados, naturalmente, aumenta as chances de um paciente encontrar um doador compatível. “O paciente tem a chance de encontrar um doador compatível cadastrado no Redome a cada 100 mil registros feitos”, explica Maria Lauricéia.
Para quem já é cadastrado ou pretende fazer o cadastro, é importante sempre manter os dados pessoais atualizados, como endereço e telefone. A orientação é importante para que os hemocentros consigam entrar em contato caso algum paciente compatível precise da doação.

Comments


bottom of page