top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Provas de triatlo no Rio Sena são liberadas após preocupações com qualidade da água e riscos de leptospirose

O Rio Sena foi liberado para as provas de triatlo masculino e feminino dos Jogos Olímpicos no final da noite desta terça-feira (30) pelas autoridades sanitárias francesas. A competição, que deveria ter começado na manhã de terça, agora será realizada na manhã desta quarta-feira (31), com ambas as categorias realizando as provas. As águas do rio estavam em um nível abaixo do aceitável de qualidade, o que causou o cancelamento de treinos de natação no domingo (28) e na segunda-feira (29).
Cerca de 15 milhões de pessoas são esperadas na região parisiense durante a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos, que terminam em 8 de setembro. A alta densidade populacional, mesmo temporária, facilita a circulação de várias doenças. É o caso da leptospirose, transmitida pela urina dos ratos. Segundo Pierre Tattevin, presidente da Sociedade Francesa de Infectologia, o risco é alto para quem se aventurar a nadar no Rio Sena, já que os roedores estão em toda a parte na capital.
“As autoridades forçaram para poder organizar as competições aquáticas no Rio Sena”, alerta o infectologista francês. Não há dados verificados sobre o número de ratos que vivem em Paris, mas, segundo estimativas, há cerca de 1,5 para cada morador. É por essa razão que as contaminações por leptospirose no Sena não estão descartadas, mesmo que a quantidade de coliformes fecais no rio esteja dentro das normas exigidas. “O rato é quem carrega a bactéria da leptospirose. O rio pode até ter ser sido bem higienizado, mas isso não bloqueia a transmissão, que é totalmente possível”, reitera o especialista.
Em demonstrações de que a higienização do Rio Sena para as Olimpíadas deu certo, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no rio antes do início dos Jogos. A Leptospira, a bactéria que provoca a doença, é encontrada na urina dos ratos e pode contaminar a água, terra e alimentos. Após o contágio, causa sintomas parecidos com os de uma gripe forte: febre alta, dores no corpo e mal-estar. Eles podem demorar entre três dias e três semanas para se manifestar, lembra Pierre Tattevin.
“Quem tiver sintomas depois de nadar no Rio Sena alguns dias depois deve lembrar de se testar”, diz. "Eles vão depender da quantidade de água ingerida durante o mergulho", explica, citando o Rio Sena. Segundo dados da Santé Publique France, a agência sanitária francesa, em 2022 foram diagnosticados cerca de 600 casos de leptospirose no país, mas esse número é provavelmente dez vezes maior, afirma o infectologista francês. "A leptospirose é sensível a praticamente todos os antibióticos. A pessoa pode ter febre, tomar Amoxicilina, ficar boa, e na realidade ter pego a leptospirose sem saber.”

Fonte:G1

Comments


bottom of page