top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Projeto no Espinhaço Mineiro busca conservar espécie rara de peixe do Rio Doce

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou uma importante mobilização para preservar o Surubim do Doce (Steindachneridion doceanum), espécie de peixe endêmica da bacia do Rio Doce e que hoje figura como “criticamente em perigo” na lista oficial de espécies ameaçadas.

A iniciativa integra o Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, como parte do Projeto Pró-Espécies — uma estratégia nacional voltada à conservação da fauna ameaçada de extinção. Outrora comum nas águas que batizaram seu nome, o Surubim do Doce tornou-se raro, devido à degradação ambiental e à sobrepesca, especialmente em trechos de correnteza forte e fundo pedregoso, habitat preferencial da espécie.

A ausência de medidas eficazes ao longo dos anos agravou a situação da população do surubim, exigindo ações urgentes. Foi com esse propósito que o IEF lançou o projeto “Surubim do Doce”, que mobiliza diversos setores da sociedade para a proteção da espécie. A proposta envolve pescadores, pesquisadores, instituições ambientais e cidadãos em atividades como levantamentos de campo, estudos científicos e ações de educação ambiental.

A mobilização conta com o apoio de parceiros como a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a consultoria ambiental Doceana.
Um dos marcos do projeto foi a produção de um documentário que retrata a trajetória do Surubim do Doce, as ameaças que colocam sua existência em risco e os esforços de conservação em curso. O vídeo pode ser assistido por meio deste link e representa um passo importante na sensibilização pública em torno da causa.

A obra reforça a relevância da participação conjunta de sociedade civil, ciência e poder público para garantir a proteção da biodiversidade mineira e impedir que espécies emblemáticas como o Surubim do Doce desapareçam dos rios de Minas.

Fonte:Agência Minas

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page