Primeiras estudantes selecionadas no Passaporte Mineiro do Conhecimento embarcam para intercâmbio na África do Sul
O sonho de estudar no exterior tornou-se realidade para duas jovens mineiras nesta terça-feira (7/1). Gabriela Rosa e Isabella Garcia, alunas da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram as primeiras a embarcar para a África do Sul pelo programa Passaporte Mineiro do Conhecimento.
O projeto, desenvolvido pelo Governo de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA), prevê levar 150 estudantes da rede estadual para intercâmbios em vários países.
Gabriela e Isabella iniciaram sua jornada na Cidade do Cabo, cheias de expectativas e entusiasmo. “Estou muito animada, só tenho a agradecer a todos envolvidos neste projeto”, disse Gabriela. Já Isabella destacou o impacto do programa em sua trajetória: “Meu ensino médio girou em torno do projeto. Convenci vários amigos a participarem também”.
O governador Romeu Zema esteve no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, para acompanhar o embarque. “Queremos enriquecer a cultura e proporcionar essa experiência, especialmente para bons alunos como vocês”, afirmou.
Até março, outros 38 estudantes de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de Ibirité viajarão para países como Argentina, Austrália, Chile, França, Itália e Japão. No segundo semestre, mais 110 estudantes de diversas regiões do estado seguirão para intercâmbios internacionais.
A iniciativa emocionou as famílias. Carlos Alberto Ferreira, pai de Gabriela, descreveu o momento como um sonho realizado: “Dá um nó na garganta vê-la partir, mas é um sonho dela e isso me traz muita felicidade”. Já Sheyla da Silva, mãe de Isabella, agradeceu a oportunidade: “É uma chance incrível para os jovens mineiros”.
O programa ganhou expansão em dezembro, quando o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus garantiram vagas para todos os finalistas. O investimento de R$ 26 milhões elevou o número de contemplados de 90 para 150, reforçando o compromisso do governo com a educação pública e oportunidades para a juventude.
Os estudantes, selecionados rigorosamente por desempenho, liderança e engajamento, viajarão ao longo do ano para destinos como Canadá, Alemanha, Japão, Índia e Nova Zelândia, além de diversos países da América Latina, Europa, África e Oceania.
Comments