top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura inaugura reforma da Escola Municipal José Camilo Tavares nesta sexta


Foto: Divulgação Prefeitura de Varginha

A Prefeitura de Varginha vai inaugurar na próxima sexta-feira, 10, as obras de reforma e revitalização da Escola Municipal José Camilo Tavares, uma das mais tradicionais unidades de ensino do município que neste mês completa 52 anos de existência.
Localizada na Vila Barcelona, desde o início desse ano letivo de 2023, recebe mais de 500 estudantes de Educação Infantil, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II.
São 16 salas de aula, banheiros com acessibilidade, salas de leitura, de arte, de multimídia, cozinha experimental, além de toda parte administrativa e salas adequadas para atendimento dos professores, como sala de estudos e lanche.
A Secretária de Educação Juliana de Paula Mendonça conta que reforma e revitalização da escola José Camilo Tavares sempre foi almejada por toda comunidade. “Esta escola merece todo investimento do poder público, pois é referência na qualidade de ensino. Durante sua trajetória, primou pela formação de estudantes capazes de transformar a sociedade. Participar deste momento, nos enche de orgulho e a grata satisfação em poder prover um ambiente adequado, seguro e propício para a aprendizagem”.
A reforma e revitalização do prédio da escola é parte do Programa de Governo do Prefeito Vérdi Melo, que não tem poupado esforços e nem recursos para proporcionar educação de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino, “estamos reformando nossas escolas, instalamos usinas de energia fotovoltaica em praticamente todas as unidades, substituímos a iluminação por Led e agora vamos construir mais cinco unidades, sendo 3 Cemeis e 2 escolas de ensino Fundamental. Além disso, distribuímos material escolar e uniforme para nossos alunos e estamos viabilizando um prédio que vai oferecer educação em tempo integral para 500 alunos”, contou o prefeito.

História
A Escola Municipal José Camilo Tavares teve autorização de funcionamento em 04 de março de 1971 da Secretaria de Estado da Educação. Foi fundada por uma equipe formada por Clubes de Serviços, Professores da Comunidade Catanduvas e pessoas da Vila Barcelona, quando foi formado o setor local, pertencendo à Administração Nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).
A denominação surgiu por iniciativa de Gustavo Tavares da Silva que doou o terreno para a construção da escola, em homenagem ao filho, José Camilo Tavares morto em um acidente automobilístico, em 1962. José Camilo Tavares foi um craque do futebol e como foi um bom filho, o objetivo da denominação é para servir de exemplo aos estudantes.
O prédio foi construído com recursos da Prefeitura de Varginha, da Comunidade Vila Barcelona e da CENEC.
A Escola já ministrou cursos profissionalizantes como Técnico em Contabilidade, Processamento de Dados e Magistério. Ministrou Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Atualmente a Escola ministra curso de Ensino Fundamental I e Fundamental II (apenas 8º e 9º anos).
Devido à reforma, no ano de 2022, a escola mudou temporariamente para o prédio da antiga escola Antonette Johnson, na Vila Registânea, atendendo 12 turmas pela manhã e 12 turmas à tarde.

Comments


bottom of page