Polícia revela supostos envolvidos na morte de jovem em Jericoacoara
A Polícia Civil do Ceará apreendeu na segunda-feira (23) um adolescente suspeito de participar do assassinato de Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos. O jovem de São Paulo foi encontrado morto dois dias após desaparecer durante uma viagem com o pai em Jericoacoara, no litoral do Ceará. Também foi cumprido um mandado contra um homem já preso no Maranhão, apontado como o mandante do crime.
Ainda de acordo com os policiais, o adolescente foi apreendido em Fortaleza, no bairro Barroso, e confessou participação no crime. O adolescente de 16 anos foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente e já responde por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e receptação.
Já o homem suspeito de ser o mandante do crime tem "extensa ficha criminal" por homicídios, tráfico e crime contra administração pública. O suspeito de 36 anos é apontado como chefe em Jericoacoara da facção criminosa de origem carioca.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e, por isso, a reportagem não pôde localizar a defesa deles. Segundo a investigação, o adolescente e o homem são integrantes de um grupo criminoso de origem carioca e teriam confundido a vítima com um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo Danilo Martins de Jesus, pai da vítima, o jovem foi assassinado por fazer, sem saber, um gesto com as mãos que seria símbolo de uma facção criminosa da região. Henrique posou para fotos e fez o número "três" com as mãos. No entanto, segundo o pai do jovem, ele não sabia que aquele mesmo gesto seria o símbolo de uma facção criminosa que atua no Ceará.
Para o crime organizado, o símbolo está associado a uma facção cearense que tem vínculos com o PCC, enquanto o número "dois" representa o CV.
"Os criminosos tiveram acesso ao telefone da vítima e, ao verificarem conversas e algumas fotos, acreditavam que ela teria algum tipo de ligação ou era simpatizante de um grupo criminoso rival de origem paulista. Então essa teria sido a motivação do crime por parte desses criminosos", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez.
Ainda segundo o delegado, novos mandados já foram solicitados contra outros suspeitos de envolvimento no assassinato. "Os mandados já foram solicitados, a nossa expectativa é que a gente consiga capturar todos os que participaram ativamente ou indiretamente desse crime", afirmou.
Relembre o caso
O pai da vítima havia publicado nas redes sociais que seu filho estava desaparecido desde a madrugada de terça-feira (17). De Bertioga, no litoral de São Paulo, pai e filho estavam há uma semana de férias em Jericoacoara.
Depois de registrar a ocorrência de desaparecimento, o pai teve acesso a um vídeo que mostra o adolescente sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas.
Na imagem captada por uma câmera de segurança, Henrique aparece imobilizado com um mata-leão, sendo carregado pelos braços e pelas pernas por um grupo de pessoas.
A Perícia Forense disse que Henrique foi espancado até a morte. Ele não sofreu ferimentos por tiros ou facadas.
O corpo da vítima foi encontrado no dia 18 próximo à Lagoa Negra, local afastado do centro da vila e com pouco movimento durante à noite.
Na sexta (20), a polícia anunciou que havia identificado os suspeitos de envolvimento na morte do jovem.
Os registro das câmeras de segurança foram os principais meios utilizados pelas autoridades para elucidar o caso.
Comments