top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polícia Civil investiga apologia ao nazismo em pichações de muros em Poços de Caldas


A Polícia Civil de Poços de Caldas (MG) iniciou um inquérito para investigar a ocorrência de apologia ao nazismo na cidade. Símbolos nazistas, que constituem crime, foram encontrados pichados em pelo menos três muros na mesma rua do bairro Jardim dos Estados.

Ainda não é possível determinar quando as pichações foram feitas. Contudo, um mapeamento recente da Rua Manoel Procópio, disponível em um site de buscas, mostra que os símbolos não estavam presentes até pelo menos 2022.

Entre os símbolos encontrados está a suástica, associada ao nazismo, e os números "14/88". De acordo com historiadores, "14" remete às "14 palavras", uma expressão supremacista que, traduzida para o português, significa: "devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as crianças brancas". O número "88" é uma referência ao cumprimento nazista "Heil Hitler", em que a letra "H" é a oitava do alfabeto.

Em outra parte do muro, foi identificado o símbolo "SS", associado ao grupo paramilitar Schutzstaffel, fundado para proteger Adolf Hitler e os líderes do partido nazista. O número "33" também foi encontrado, referenciando o ano de 1933, quando Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha.

Além disso, há pichações de suásticas acompanhadas de um triângulo rosa, símbolo usado nos campos de concentração nazistas para marcar áreas destinadas a homossexuais.
Fonte: G1

Comments


bottom of page