top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PM altera placa e dono é preso por adulteração em SP

Reprodução
Um policial foi flagrado por câmeras de monitoramento mexendo na placa de um veículo de um homem que, logo depois, foi preso por adulteração.
O caso ocorreu em outubro deste ano, em Atibaia, no interior de São Paulo. Contudo, as imagens só foram divulgadas na segunda-feira (9). A Polícia Militar informou à CNN, por meio da Secretaria de Segurança Pública do estado, que analisa as imagens.
Conforme consta no processo, o indiciado alegou que, antes do ocorrido, os policiais ameaçaram forjar crimes de porte de arma e tráfico de drogas contra ele. Imagens obtidas pela CNN gravadas às 21h10 do dia 8 de outubro mostram o momento em que um policial militar mexe na placa do carro.
Segundo documentação enviada à equipe de reportagem, anteriormente, às 19h59, o carro do suspeito foi flagrado por uma câmera de radar na Rodovia Fernão Dias (BR-381) com a placa com a numeração correta.
Contudo, os agentes alegaram ter recebido um chamado sobre um veículo com placa TCI-9C61 por volta das 20h. No entanto, apreenderam um carro com placa adulterada para TOI-9C61, com a alteração da letra “C” para “O”. De acordo o advogado Reinalds Klemps, que faz a defesa do indiciado, seu cliente possui passagens pela polícia por estelionato, porém, ele cumpriu pena e, no momento do suposto flagrante, não tinha nenhum mandado de prisão expedido contra ele.
“Um crime não justifica o outro. Nosso cliente deve responder conforme sua culpabilidade, com respeito à ampla defesa e ao contraditório. Ele nega veementemente a adulteração.
Tivemos acesso a imagens mostrando o policial manuseando a placa e imagens da câmera de monitoramento indicando que, momentos antes, não havia adulteração.
Acreditamos na Justiça e que ela seja justa”, destacou Klemps.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado informou que durante a abordagem, foram encontrados no local uma tesoura, fita isolante e um dispositivo usado para bloquear sinais de GPS. Além disso, a pasta disse que “reafirma seu compromisso com a legalidade e reforça que não tolera desvios de conduta.”
O caso foi registrado no 2° Distrito Policial de Atibaia, que concluiu o inquérito policial e o encaminhou ao Poder Judiciário em 14 de outubro deste ano. 45 PMs foram afastados e dois presos no último mês em SP
No período de um mês, 45 policiais militares foram afastados de suas funções e outros dois foram presos por abuso de autoridade e violência policial em São Paulo. As mortes cometidas por policiais militares de São Paulo registraram um aumento de 98% nos dois primeiros anos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)
. Entre janeiro e novembro de 2022, último ano da gestão anterior da SSP, foram 355 ocorrências. No mesmo período de 2024, segundo ano da gestão do capitão da reserva Guilherme Derrite, o número saltou para 702 mortes por intervenção policial.
Fonte: CNN.

Comments


bottom of page