top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PF faz operação para combater garimpo ilegal em terra indígena no Pará

Reprodução
Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5), a operação "Munduruku Log" com o objetivo de combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, localizada no município de Jacareacanga, no Pará. A ação visa reprimir crimes que sustentam a logística do garimpo na região.


Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão contra empresários em diferentes municípios do Pará, Mato Grosso e Rondônia. A PF apreendeu veículos de luxo, motocicletas de grande cilindrada, documentos, joias e ouro, possivelmente extraído de forma ilegal na Terra Indígena Munduruku. A Justiça também bloqueou bens e contas bancárias dos investigados, totalizando cerca de R$ 24 milhões.


As investigações começaram após a identificação de comércios em Jacareacanga que davam apoio à extração ilegal de ouro na Terra Indígena. Entre as atividades ilícitas detectadas estão:
  • Fornecimento de combustível para balsas e escavadeiras hidráulicas;
  • Transporte de maquinários pesados pelos rios da região;
  • Facilitação do transporte aéreo do ouro por pistas de pouso clandestinas;
  • Comercialização ilegal de ouro no mercado negro.


De acordo com a PF, após o início da retirada de ocupantes ilegais da Terra Indígena Munduruku, em novembro de 2024, muitos envolvidos com o garimpo ilegal migraram para outras cidades no Pará e até para outros estados, a fim de escapar da ação da Polícia Federal.


Todos os suspeitos foram localizados e responderão por danos ambientais, usurpação de bens públicos da União e crimes contra o povo indígena Munduruku, incluindo a violação de sua terra, cultura e costumes. As penas, somadas, podem chegar a 12 anos de prisão.

Fonte: CNN.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page