Pesquisadores identificam novo efeito colateral do Ozempic
gazetadevarginhasi
há 5 dias
1 min de leitura
Reprodução
O Ozempic (semaglutida), um dos medicamentos mais prescritos do mundo, tem ganhado popularidade pelo uso associado à perda de peso. Até o momento, os efeitos colaterais mais conhecidos da droga estavam relacionados ao trato gastrointestinal. No entanto, pesquisadores agora sugerem que o fármaco pode estar ligado a outro evento adverso.
Um estudo conduzido pela Universidade de British Columbia, no Canadá, indica que a semaglutida, usada para emagrecimento, pode causar queda de cabelo. Os pesquisadores analisaram dados de milhares de pacientes e apontaram que o efeito pode estar relacionado à classe dos agonistas do GLP-1, que imitam o hormônio responsável pela sensação de saciedade.
Outros medicamentos voltados ao emagrecimento, como bupropiona e naltrexona, não apresentaram o mesmo efeito colateral. Além disso, a queda capilar não foi observada em pacientes que utilizam o Ozempic para o tratamento da diabetes, apenas naqueles que fazem uso do medicamento para perda de peso.
O médico Mohit Sodhi, primeiro autor do estudo, afirmou à revista Health que esta é a primeira pesquisa a associar o Ozempic à queda de cabelo com base em casos clínicos reais. Ele ressaltou, no entanto, que se trata de um estudo preliminar, que ainda precisa ser revisado por outros especialistas.
Comments