Pesquisa aponta que 90% dos brasileiros trocariam de emprego por saúde mental, satisfação ou felicidade
Uma pesquisa realizada pela Infojobs em setembro de 2024 revelou que 90% dos brasileiros considerariam trocar de emprego por motivos ligados à saúde mental, satisfação ou felicidade no trabalho. Dos entrevistados, 56% afirmaram não estar felizes no atual ambiente profissional, enquanto 62% relataram não se sentirem psicologicamente seguros em suas empresas.
Os principais fatores que afetam a saúde mental dos profissionais incluem lideranças tóxicas (66%), cobranças excessivas (41%) e falta de reconhecimento (40%). Além disso, 83% dos trabalhadores afirmaram que precisaram ou conheceram alguém que se afastou por questões de saúde mental, mas 86% disseram que suas empresas não estavam preparadas para lidar com essas situações.
Entre as ações de suporte à saúde mental nas empresas, 71% dos entrevistados afirmaram que não há nenhuma medida nesse sentido em seus locais de trabalho. Para os que trabalham em empresas com iniciativas voltadas à saúde mental, 67% apontaram o suporte de psicólogos como a principal ação, seguido de rodas de conversa (41%).
Comments