Pente-fino do INSS: 800 mil beneficiários do BPC precisam atualizar cadastro para evitar suspensão
Mais de 800 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem ter o benefício bloqueado caso não atualizem seus dados no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CadÚnico). Em um pente-fino iniciado em julho, cerca de 1,2 milhão de beneficiários foram convocados para recadastramento.
Segundo dados da Previdência Social, apenas 200 mil dos 505 mil convocados foram ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atualizar suas informações. Além disso, entre os 640,7 mil beneficiários com dados desatualizados há mais de quatro anos, apenas cerca de 144 mil responderam às notificações.
O BPC é destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de baixa renda, exigindo que cada beneficiário atualize o cadastro a cada dois anos. Caso o processo não seja feito, o pagamento poderá ser suspenso ou bloqueado. Beneficiários têm até 45 dias para atualização em cidades menores e até 90 dias em locais com mais de 50 mil habitantes.
Deus é fé e vida e luz