top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Opinião com Luiz Fernando Alfredo - 24/12/2024



Principais Genocidas e Ditadores ao Longo da História
A história da humanidade é marcada por figuras que exercem poder de forma brutal, levando a massacres, genocídios e repressão em massa. Esses líderes, muitas vezes caracterizados por regimes totalitários, deixaram legados de dor e sofrimento. Não contamos os ditos conquistadores famosos como Alexandre, o Grande; Gêngis khan e outros, porém, abaixo estão alguns dos mais notórios genocidas e ditadores:
1. Adolf Hitler (1889-1945). O líder do Partido Nazista na Alemanha, Hitler implementou políticas que resultaram na morte de aproximadamente seis milhões de judeus durante o Holocausto. Seu regime também perseguiu minorias, como ciganos e homossexuais, e conduziu a Segunda Guerra Mundial, que causou a morte de milhões.
2. Joseph Stalin (1878-1953). Como líder da União Soviética, Stalin é responsável por milhões de mortes devido a purgas políticas, fome induzida pelo estado e repressão. O Grande Terror na década de 1930 resultou em execuções em massa e a Grande Fome da Ucrânia (Holodomor) matou milhões de pessoas.
3. Mao Zedong (1893-1976). Fundador da República Popular da China, Mao implementou políticas como o Grande Salto Adiante e a Revolução Cultural, que causaram a morte de dezenas de milhões de pessoas, seja por fome, execuções ou repressão política.
4. Pol Pot (1925-1998). Líder do Khmer Vermelho no Camboja, Pol Pot e seu regime tentaram transformar o país em uma sociedade agrária comunista, resultando em cerca de dois milhões de mortes entre 1975 e 1979 devido a execuções, trabalho forçado e fome.
5. Slobodan Milošević (1941-2006). Como presidente da Sérvia e da Jugoslávia, Milošević foi acusado de crimes de guerra e genocídio durante as guerras nos Balcãs nos anos 1990, particularmente contra a população bósnia e albanesa no Kosovo.
6. Omar al-Bashir (1944-) O ex-presidente do Sudão enfrentou acusações de genocídio por seu papel no conflito em Darfur, onde forças governamentais e milícias causaram a morte de centenas de milhares de pessoas e deslocaram milhões.
7. Bashar al-Assad (1975-) O atual presidente da Síria é acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a guerra civil síria, que começou em 2011. Seu governo tem sido responsável por massacres e ataques químicos contra civis.
8. Mao Tsé-tung (1893 – 1976) Ditador da China responsável por 77.000 chineses.
9. Kim jong-un, não sabemos quantos ele matou, mas, lemos sobre a vida na Coreia do Norte e ficamos estarrecidos com o sociopata, especialmente, como ele flagela as mulheres e parentes de desertores.
Estes líderes demoníacos exemplificam como o poder absoluto pode levar a abusos e tragédias humanas em grande escala. É essencial lembrarmos dessas lições, entretanto, indagamos para nós mesmos, o que fazer para prevenir que tais atrocidades não se repitam no futuro. A nosso ver, nada, pois, acima de qualquer tragédia está a ganância mercantil e também, a omissão ou ignorância dos executores, a falta de coragem das organizações “justiceiras” de enfrentar os países de alta tecnologia bélica.
Às vezes, em nosso silêncio diário, elucubramos, sobre que nos disseram sobre a vida após a morte e a salvação das almas, evidentemente, que meditamos quanto ao valor da vida de um simples anônimo e de um supostamente grande perante aos olhos dos homens; quanto ao nosso futuro no céu ou inferno, conforme reverberam muitas religiões.
Temos certeza, assim como muitos de vocês, através da fé, do raciocínio e dos livramentos que tivemos durante a nossa jornada difícil, que Deus existe, é representado pelos personagens Pai, Filho e Espírito. Almejamos salvação, contudo, parece estarmos distantes de Deus.
Filipenses 2.12–13. Porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. João 14.6. ...Romanos 1.16. ...João 1.12–13...Efésios 1.13–14. ...João 3.3–6. ...João 3.16–18. ...Tito 2.11–14 – versículos que são uma pista sobre salvação, palavra que aparece centenas de vezes na Bíblia. Com certeza, Deus não quer perder nenhuma alma.
Para nós criaturas, é muito difícil compreendermos o julgamento final, mas, imaginamos que, Deus, com sua infinita misericórdia, julgará todos com amor. Temos dúvida de quantos níveis têm o inferno e o céu, por outro lado, nem imaginamos como Jesus nos enxerga. Só temos uma certeza, Ele, está acima de tudo que inventamos! Se assim não fosse, não existiria um Cristianismo dividido em dezenas de milhares de denominações. Quem entre nós humanos, poderá dizer que estamos na igreja certa ou errada, se tivermos aberto nosso coração para o Espírito Santo entrar? Será que o inferno é como falam e perdurará eternamente? Como sentiríamos estar salvo e ver uma pessoa amada “queimando no fogo do inferno”? Com raras exceções, somos fruto do ambiente que vivemos, destarte, como ficarão na hora do julgamento, àqueles que jamais ouviram falar da centralidade de Jesus Cristo (o caminho, a verdade e a vida) na criação do mundo, mas, viveram como justos?
Luiz Fernando Alfredo 
Feliz Natal a todos!

Comments


bottom of page