top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Opinião com Luiz Fernando Alfredo - 09/03/2023



ASSIM O PROMETO

Leitores, os senhores sabem o que quer dizer este título “ASSIM O PROMETO”? É nada mais, nada menos, que o juramento dos Vereadores, quando tomaram posse no ano de 2021, para gestão deste quatriênio que terminará em 2024, como representantes do povo e portanto assumindo cumprir suas atribuições desde o artigos 16, 17 e 18 da LEI ORGÂNICA – LOM - SECÃO III, seus parágrafos, incisos, e letras, sem contar das proibições e incompatibilidades exaradas na Carta Magna Municipal e suplementarmente à Constituição Federal, leis infraconstitucionais e leis nacionais (àquelas que abrangem também aos municípios).
Vejamos o juramento ARTIGO 15 DA SEÇAO II:
“PROMETO CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E A LEI ORGANICA DO MUNICÍPIO. OBSERVAR AS LEIS, DESEMPRENHAR O MANDATO QUE FOI CONFIADO E TRABALHAR PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO E BEM-ESTAR DO SEU POVO”
Este sagrado juramento, nós já assistimos desde 1.989 em várias posses subsequentes, lógico, pulando os mandatos do PT, 2001-2012. Estando no meio político pudemos avaliar alguns mandatos que envergonharam Varginha e outros bons, na média.
Já mencionamos no editorial anterior, que temos uma insatisfação com essa Câmara, pois, fizemos uma denúncia há quase seis meses, fomos muito bem tratados, pelos Presidentes Sra. Zilda e Sr. Apoliano – foram simpáticos demais - nos recebendo, mas, sabemos que por mais que estes gestores conheçam dos procedimentos, há de ser avaliado também pelos seus pares e assessoria jurídica, no entanto até agora, talvez em função do recesso e mudanças na mesa diretora, provocaram atrasos. Por outro lado, sabemos que sempre têm um Vereador que contamina os outros que não avaliaram bem. Será espírito de corpo, espírito de porco, preguiça ou medo?
Já fizemos uma cobrança quanto ao andamento do dito processo, regiamente apensados de provas sobre o que achamos não estar compatível com a legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade...estabelecida pela Constituição Federal, demais leis federais e municipais ordinárias.
Lamentamos que tudo que está acontecendo sobre este processo que passou pelo executivo, administrativamente, sem retorno oficial, quanto à decisão do Prefeito, às informações que nos cabem conhecer e, está na Câmara aguardando pelo menos um pronunciamento, fere de morte às expectativas de quem está tendo grande prejuízo, justamente numa hora que o Brasil está caminhando para uma economia pior.
Bem às eleições estão chegando, seus feitos só aparecem depois do terceiro ano, caso haja prevaricação pode derrubar muito do que de bom fizeram. E na Câmara tem bons Vereadores, que merecem ser reeleitos e no mais tudo que é publicidade oficial ou não, e gerar desconfiança ou sofisma quanto aos atos executivos municipais, cabem aos senhores pedirem explicações bem fundamentadas e auxiliar o Tribunal de Contas.
A coragem é o sustentáculo das virtudes inatas e adquiridas!
Tem Vereador “carrapato de gabinete” que são bem lisos. É só aparecer um projeto polêmico, ele corre para audiência com Prefeito ou Secretários e fala: “Eu estou do lado do seu projeto, mas, sabe o que é, eu preciso de um favorzinho”; sem nem ao menos analisar o projeto e isto contamina os seus pares. É asqueroso demais!
Winston Churchill disse: “O político só pensa nas próximas eleições e os estadistas nas próximas gerações”
Que Deus proteja o Brasil!

ความคิดเห็น


bottom of page