top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operação Aphrodite desmantela esquema de extorsão virtual contra vítimas de MG

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de abr.
  • 1 min de leitura
Operação Aphrodite desmantela esquema de extorsão virtual contra vítimas de MG
Reprodução
Operação Aphrodite prende nove por “golpe do nudes” após denúncia em Capelinha.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu nove pessoas no Rio Grande do Sul entre os dias 8 e 10 de abril, durante a operação Aphrodite. A investigação teve início após denúncia de um morador de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, vítima do chamado “golpe do nudes”. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

O grupo, formado por oito homens e uma mulher com idades entre 23 e 42 anos, é acusado de extorsão e lavagem de dinheiro. A PCMG solicitou o bloqueio de R$85 mil das contas dos investigados, além da transferência deles para unidades de segurança máxima.

Em fevereiro de 2023, a vítima relatou ter sido chantageada após troca de imagens íntimas na internet. Segundo o relato, os golpistas se passaram por pai da suposta menor, por delegado e exigiram valores para despesas médicas. O homem chegou a transferir R$13 mil.

A polícia identificou que parte do grupo já estava reclusa no sistema prisional gaúcho e recebia auxílio externo para manter a atividade criminosa. A mãe de um dos presos comprava e habilitava chips usados nas extorsões. Ao todo, oito vítimas foram identificadas em cidades mineiras.

As investigações também apontam possíveis vítimas em outros estados, como Amazonas, Rondônia, Bahia, Paraná e Santa Catarina. O nome da operação faz alusão à deusa Afrodite, em referência aos perfis usados pelos criminosos para seduzir as vítimas.
Fonte: PCMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page