O Atlético inicia uma nova fase sob o comando de Cuca, repleta de expectativas, mas também de pressões.
Com o objetivo de superar a frustração das perdas nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil no ano anterior, o Atlético inicia sua temporada de 2025 nesta quinta-feira (9).
Este será o começo da quarta passagem do técnico Cuca pelo clube. O time se reapresenta na Cidade do Galo com algumas indefinições, mas com o otimismo do treinador.
Cuca, o técnico mais vitorioso da história do Atlético com seis títulos oficiais, tem contrato até o final de 2026, o que o possibilita alcançar novos feitos no clube. Atualmente, ele ocupa o quarto lugar entre os técnicos com mais partidas à frente do Galo, com 245 jogos, e está atrás de Tele Santana (434), Levir Culpi (320) e Procópio Cardozo (328). Embora a marca de Tele Santana pareça inatingível, Cuca pode superar os outros dois treinadores no ranking.
A grande dúvida para boa parte da torcida é se Cuca cumprirá o contrato até o fim, já que em trabalhos anteriores no futebol brasileiro, o técnico foi criticado por não concluir projetos. Contudo, em sua primeira entrevista desde seu retorno ao Atlético, Cuca demonstrou grande motivação e confiança para iniciar esta nova jornada, destacando a vantagem de já conhecer o clube e a estrutura.
Quanto ao elenco, Cuca considera o atual time bom, mas deixou claro que pediu reforços. Em conversas com a diretoria, ele afirmou que o clube terá um time competitivo para os desafios de 2025, que incluem o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Brasileirão.
O técnico não revelou nomes, mas mencionou a necessidade de contratar um lateral-direito, um meio-campista e dois atacantes. O time atualmente conta com apenas Saravia como especialista na lateral e sofreu várias perdas no ataque, com a venda de Paulinho para o Palmeiras e a saída de Eduardo Vargas e Alan Kardec.
O Atlético tem enfrentado dificuldades no mercado e até o momento anunciou apenas a chegada dos volantes Gabriel Menino e Patrick Silva, ambos envolvidos na negociação de Paulinho. Além disso, há incertezas sobre o futuro de jogadores importantes, como o volante Battaglia e o meia Zaracho, que receberam propostas de Boca Juniors e Racing, respectivamente.
Enquanto as definições não acontecem e novos reforços não são anunciados, Cuca começará sua preparação com os jogadores disponíveis. A experiência de já ter trabalhado com alguns atletas do elenco, como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral Guilherme Arana, o meia Bernard e o atacante Hulk, será um diferencial. Cuca destacou que isso facilita o processo de adaptação, pois já conhece o perfil de alguns jogadores.
O técnico evitou definir um prazo para implementar sua metodologia, explicando que isso ocorrerá no dia a dia, com o tempo e a experiência acumulada ao longo dos trabalhos e jogos. A primeira parte da pré-temporada será realizada na Cidade do Galo, e posteriormente, a equipe viajará para os Estados Unidos, onde disputará amistosos contra o Cruzeiro e o Orlando City.
Cuca será oficialmente apresentado à imprensa na próxima segunda-feira (13), em um evento que será detalhado pelo Atlético.
Comments