top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

O Ano Letivo de 2025 inicia com ações de acolhimento e planejamento para os servidores da rede estadual de ensino

Reprodução
Reprodução
O ano escolar de 2025 começou nesta segunda-feira (3/2) para os servidores da educação da rede pública estadual de Minas Gerais. Antes da chegada dos alunos, professores, gestores e outros profissionais estão participando da Semana Escolar Pedagógica, uma iniciativa voltada para o acolhimento, planejamento e organização das atividades pedagógicas que serão realizadas ao longo do ano.


Esse período tem como objetivo reafirmar os propósitos pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para 2025, analisar os resultados alcançados pelas escolas em 2024 e planejar as ações com base em evidências. Também busca alinhar as práticas pedagógicas às diretrizes estaduais e promover um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e produtivo.


O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a relevância do planejamento no início do ano letivo. Ele ressaltou o compromisso da SEE/MG em fornecer materiais e ferramentas que apoiem o trabalho dos gestores e professores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. Alvarenga mencionou ainda a elaboração de uma carta aos gestores com informações administrativas essenciais e projetos importantes, como o Premiep. Além disso, ao longo do ano, a Secretaria disponibilizará ferramentas digitais para facilitar o trabalho dos educadores.


O secretário também lembrou que, em 2025, será aplicada a Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia a qualidade da educação no país, e que materiais específicos serão preparados para apoiar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas nas salas de aula.
Planejamento e ações


Durante a semana, os profissionais de educação participam de atividades focadas na análise crítica dos dados educacionais, garantindo que o planejamento do ano letivo seja fundamentado em evidências concretas. Entre as principais ações, está a análise dos resultados das avaliações de 2024, para identificar quais habilidades precisam ser priorizadas no planejamento pedagógico. Também ocorre o alinhamento das práticas pedagógicas ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e ao uso de materiais orientadores, como os Cadernos MAPA-MG.


O foco na promoção de um ambiente escolar inclusivo e na educação antirracista também é uma das prioridades. Além disso, as escolas estão planejando a utilização eficiente dos recursos pedagógicos, incluindo o uso das verbas do Programa Estadual de Melhoria da Infraestrutura Escolar e Pedagógica (Premiep) e do Projeto Leitura e Escrita.
Preparativos para o início das aulas


O ano letivo na rede estadual de ensino começará no dia 10 de fevereiro, e as escolas estão se preparando para receber os estudantes de maneira segura e acolhedora. O Governo de Minas, por meio da SEE/MG, está promovendo diversas melhorias nas unidades escolares, como pintura, troca de telhados, limpeza de caixas d’água, poda de árvores e reformas.


Essas ações foram viabilizadas com um investimento de aproximadamente R$ 156 milhões, provenientes de recursos destinados à manutenção predial, para conservar as estruturas das escolas e garantir segurança, especialmente durante o período de chuvas.

Fonte: EducaçãoMg.

Gazeta de Varginha

bottom of page