Museu da Inconfidência de Ouro Preto é reconhecido pela UNESCO
O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais, foi destaque no "Jornal Hoje" da TV Globo, com a divulgação do seu recente reconhecimento pela UNESCO. O museu foi integrado à Rede de Lugares de História e Memória da UNESCO, que conecta locais associados às rotas dos povos escravizados. Essa rede global contará com 22 museus, sendo que apenas outros dois no Brasil também receberam essa distinção: o Museu Casa da República, no Rio de Janeiro, e o Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ).
A reportagem ressaltou a exposição "Refundação", que reúne obras de 100 artistas e aborda o período da escravidão, promovendo uma reflexão crítica sobre o passado. Durante a matéria, o coordenador do coletivo Retratistas do Morro, Guilherme Cunha, destacou a importância de se incluir novas perspectivas na narrativa histórica do museu, enfatizando a relação entre as populações marginalizadas e as estruturas de poder do país.
O diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, também reforçou a relevância desse reconhecimento, destacando que a construção do edifício, realizada por escravizados, agora ganha uma nova interpretação à luz da história e da inclusão.
Comments