top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Mortes por câncer devem aumentar drasticamente nas próximas décadas, aponta estudo

cancer
Foto: Reprodução
Um estudo publicado no The Lancet Oncology estima que, até 2050, as mortes por câncer devem crescer em 90% no mundo, com países de baixa e média renda enfrentando o maior impacto. A pesquisa indica que cerca de 13 milhões de pessoas podem morrer da doença em 2050, contra os 7 milhões de mortes registradas em 2020. A previsão é resultado de uma análise de tendências e da crescente incidência de fatores de risco, como envelhecimento populacional e estilos de vida.
Segundo os autores, a situação nos países mais pobres pode se agravar devido a fatores como o acesso limitado a tratamentos e diagnósticos, e a menor disponibilidade de programas de prevenção. Em países de baixa renda, o aumento nas mortes por câncer pode chegar a 120%. Já em países mais ricos, onde os avanços médicos têm reduzido os índices de mortalidade para algumas formas de câncer, o crescimento nas taxas de óbitos deverá ser mais modesto, embora ainda preocupante.
Os especialistas sugerem que o fortalecimento dos sistemas de saúde e a implementação de políticas de prevenção são essenciais para controlar o avanço da doença. Programas de rastreamento, diagnósticos precoces e campanhas de conscientização sobre hábitos de vida saudável também são medidas defendidas para mitigar o impacto do câncer.

Comments


bottom of page