Ministério dos Direitos Humanos Lança Cartilhas para Combater Intolerância Religiosa e Promover Igualdade
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, esta semana, duas cartilhas informativas: O que é liberdade religiosa e por que protegê-la? e Como garantir a igualdade e combater a discriminação religiosa?
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o material visa conscientizar a população sobre a importância de proteger a diversidade religiosa e enfrentar a discriminação.
As cartilhas esclarecem conceitos fundamentais, como religiões, crenças e as várias formas de discriminação. Elas também orientam os cidadãos sobre como proceder em casos de violação do direito à liberdade religiosa, indicando órgãos que podem ser acionados, como a Defensoria Pública, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e o Ministério Público.
A discriminação e o preconceito religioso são desafios globais e históricos que impactam pessoas de diversas crenças, variando em intensidade de acordo com a região e o momento histórico. Conflitos, guerras e perseguições religiosas já marcaram a história e permanecem em destaque na atualidade. A intolerância pode afetar todas as religiões, com níveis distintos de perseguição conforme a época e o contexto.
As cartilhas estão disponíveis para download no site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Комментарии