top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ministério da Saúde retoma Dia D Nacional para aumentar vacinação contra a gripe

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O Ministério da Saúde vai apostar na retomada do Dia D Nacional de Vacinação para reforçar a campanha contra a gripe e atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo. A primeira mobilização nacional deste ano será no dia 10 de maio, um sábado, véspera do Dia das Mães.

Em 2023, o Dia D foi facultativo para os estados, e apenas 16 unidades federativas aderiram. Como resultado, mais de 23 milhões de pessoas dos grupos prioritários deixaram de se vacinar, o que fez a cobertura vacinal estacionar em 55%.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a retomada da ação foi pactuada com os secretários estaduais e municipais de saúde. “Vamos mobilizar o Sistema Único de Saúde no país inteiro. Além da mobilização, vamos fazer busca ativa, ir atrás daqueles grupos prioritários. Toda a rede está focada para que, até o inverno, a gente consiga garantir uma boa cobertura de vacinação contra a influenza”, destacou.

Para reforçar o alcance da campanha, o governo federal está repassando recursos aos municípios, que poderão aplicar a vacina em locais de grande circulação e com horários estendidos. A estratégia também conta com ações de divulgação em plataformas digitais, além da mobilização de lideranças comunitárias e religiosas.

“Levamos o Zé Gotinha a igrejas evangélicas e católicas, e estamos conversando com rabinos, religiões de matriz africana e lideranças muçulmanas. As igrejas também são espaços muito importantes para mostrar que vacinar é um ato de amor, de cuidado com a vida”, ressaltou Padilha.

Fonte:Agência Brasil

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page