Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya ao SUS
gazetadevarginhasi
há 2 dias
1 min de leitura
Reprodução
Após a aprovação do registro da vacina contra a Chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (14), que pretende solicitar a incorporação do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).
O pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que será responsável pela análise técnica e pelas etapas necessárias para viabilizar a inclusão da vacina na rede pública.
A expectativa é que, com a aprovação, a vacina fortaleça as estratégias de enfrentamento à doença no país. “Toda vez que surge a notícia de uma nova vacina registrada, é uma boa notícia para a saúde pública — ainda mais quando envolve duas instituições fundamentais do SUS: a Anvisa e o Instituto Butantan.
Vacinar é sempre defender a vida. Garantir a vacinação é o primeiro passo para salvar vidas em nosso país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do vírus Zika. O vírus chegou ao Brasil em 2014 e, desde então, todos os estados brasileiros passaram a registrar casos da doença.
Até 14 de abril de 2025, o país contabilizou 68,1 mil casos de Chikungunya, com 56 mortes confirmadas, segundo dados oficiais.
Comentarios