Ministério da Justiça alerta sobre riscos de brinquedos falsificados no Dia das Crianças
Com o Dia das Crianças se aproximando, pais e responsáveis devem ficar atentos à compra de brinquedos para evitar produtos falsificados ou golpes. De acordo com o Ministério da Justiça, entre 20% e 30% dos brinquedos no mercado são ilegais, e muitos não possuem a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). A ausência dessa certificação pode significar o uso de materiais perigosos, como tintas tóxicas e peças de baixa qualidade, que podem representar riscos à saúde das crianças.
O secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), Andrey Correa, destaca que os consumidores têm o direito de devolver produtos importados comprados em plataformas online que não apresentem o selo do Inmetro ou a classificação indicativa, sem custo adicional. Ele ainda alerta para a importância de desconfiar de preços muito baixos e de anúncios com imagens de baixa qualidade.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pirataria gera uma perda anual de aproximadamente R$ 453 bilhões para a economia brasileira. Wadih Damous, secretário da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ressalta que combater a pirataria é uma questão de segurança pública e proteção ao consumidor, uma vez que os produtos falsificados não passam por testes de segurança, colocando em risco a saúde das crianças.
ความคิดเห็น