Mineiros precisam de R$ 15 bilhões para readequar saneamento em suas casas, aponta estudo"
Um estudo do Instituto Trata Brasil (ITB) revelou que são necessários R$ 15 bilhões para solucionar problemas de saneamento básico nas residências de Minas Gerais. A maior parte desse investimento, cerca de 75%, seria direcionada para famílias das classes baixa e média/baixa, que enfrentam dificuldades para financiar obras de infraestrutura como a ligação de esgoto e a instalação de caixas d'água.
O levantamento aponta que, com mais da metade da população mineira vivendo com menos de um salário mínimo, muitos não conseguem arcar com os custos de melhorias básicas. Segundo o ITB, a falta de infraestrutura adequada de saneamento afeta a qualidade de vida, gerando doenças relacionadas à água contaminada, como Hepatite A e Leptospirose. Em 2023, houve um aumento de 47,5% na procura por atendimento para essas doenças no Brasil.
Luana Pretto, presidente executiva do ITB, defende que o problema só pode ser solucionado com políticas públicas que ofereçam crédito acessível ou subsídios para a população de baixa renda. Além disso, é necessário intensificar as políticas públicas de saneamento básico no país, uma vez que a falta desse serviço essencial ainda causa grande impacto na saúde pública.
Kommentare