Minas ultrapassa 3 milhões de carteiras de identidade emitidas e lidera ranking nacional
gazetadevarginhasi
16 de abr.
3 min de leitura
Reprodução
Minas Gerais acaba de alcançar um marco nacional na área de documentação civil: com mais de 3 milhões de documentos emitidos, o estado lidera o ranking brasileiro de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A conquista é fruto de uma estratégia conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e ampliação do atendimento à população.
A nova identidade está disponível em postos de identificação vinculados às delegacias da PCMG e em Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em diversas regiões do estado. De acordo com o Instituto de Identificação (IIMG), a média de emissão do documento em 2025 já chega a 12 mil por dia, resultado de uma modernização expressiva desde o lançamento do novo modelo.
O vice-governador Mateus Simões destacou o avanço durante visita à UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, onde ele próprio emitiu sua nova CIN. O processo de agendamento foi feito via MG App, e o documento chegou à residência do vice-governador pelos Correios.
“Minas Gerais, mais uma vez, se destaca pela liderança em gestão pública. Emitir 3 milhões de carteiras reflete a modernização do estado, com serviços mais eficientes e acessíveis para os mineiros. É cidadania garantida na prática”, afirmou Simões.
A chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, também ressaltou o esforço coletivo. “Esse número representa o trabalho técnico e comprometido das nossas equipes. Minas é um dos poucos estados que já realizam o envio da CIN pelos Correios, o que amplia ainda mais o alcance do serviço”, completou.
Ampliação do atendimento
Para tornar o serviço mais acessível, a Seplag-MG ampliou a oferta de vagas para agendamento do serviço nas UAIs. O número saltou de 5 mil para 11 mil diárias entre o início de 2024 e março de 2025. Atualmente, são 53 unidades em funcionamento em todo o estado — só na UAI Praça Sete, são 2 mil vagas por dia.
O agendamento está disponível de segunda a sexta-feira a partir das 7h, com possibilidade de marcação para até 10 dias. Além disso, o tempo médio de atendimento foi reduzido de 20 para 15 minutos, reflexo direto da modernização do sistema e do reforço das equipes técnicas.
“O crescimento das UAIs, a informatização e a capacitação das equipes comprovam o compromisso do Governo de Minas com um serviço público ágil, eficiente e descentralizado”, afirmou a secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
A modernização foi financiada pelo BNDES, com articulação da Secretaria de Casa Civil (SCC). Outra iniciativa de destaque são os mutirões do Instituto de Identificação, que levam o serviço a municípios sem postos fixos por meio de comissões volantes. A Polícia Civil também participa de ações sociais, facilitando o acesso ao documento.
Documento único e mais seguro
A nova CIN é um documento unificado nacionalmente e utiliza o CPF como número de identificação, diferente do antigo RG, que variava por estado. Além de garantir maior segurança, o novo modelo contribui para a redução de fraudes.
“O novo formato da CIN representa uma evolução significativa na identificação civil no Brasil, promovendo mais segurança e padronização”, explicou o diretor do IIMG, delegado-geral André Pelli.
A versão anterior do RG continuará válida até 23 de fevereiro de 2032. No entanto, recomenda-se a substituição antecipada em casos de dano, foto desatualizada ou ilegível.
A nova identidade pode ser emitida nos formatos impresso (com entrega pelos Correios) e digital, acessível pelo Gov .br. Na versão digital, é possível incluir dados como CNH, cartão do SUS, título de eleitor, certificado de reservista e tipo sanguíneo — desde que comprovado em laboratório.
Comments