Materiais de energia limpa podem gerar desafios ambientais futuros, alerta especialista
A pesquisadora Beatriz Luz, presidente do Instituto Brasileiro de Economia Circular, chamou a atenção para o desafio de gerenciar materiais de energia limpa, como turbinas eólicas e painéis solares, após sua vida útil. Segundo Luz, o crescimento dessas tecnologias requer um planejamento cuidadoso para evitar que os materiais, que hoje combatem as mudanças climáticas, se tornem problemas ambientais no futuro.
Durante o evento REC'n'Play, no Recife, Luz destacou que adotar a economia circular é essencial para reaproveitar materiais e reduzir o desperdício. Ela afirma que o tema deve ser abordado com urgência na COP30, que ocorrerá no Brasil no próximo ano. Essa abordagem é necessária para evitar que o problema dos combustíveis fósseis seja apenas substituído por outro.
Arno Behrens, economista ambiental do Banco Mundial, também defendeu o financiamento de iniciativas circulares, apontando que tais políticas podem contribuir para reduções significativas de emissões até 2030. Outro especialista, Kari Herlevi, elogiou o Brasil por seu papel como modelo de inovação e sustentabilidade para a região.
Comments