Mais de 30 estudantes ficam feridos após explosão de coquetel Molotov em escola no Chile
Na quarta-feira (23), uma explosão de coquetel Molotov deixou mais de 30 estudantes feridos, cinco deles em estado crítico, no Internato Nacional Barros Arana (INBA), uma das escolas públicas mais tradicionais de Santiago, no Chile. O incidente ocorreu enquanto estudantes manipulavam os artefatos em um dos banheiros da escola, por ocasião de uma celebração de formatura. Segundo o Ministério da Saúde, 17 dos feridos apresentam lesões graves, e cinco estão em risco de vida.
O coronel da polícia Fernando Albornoz informou que a explosão aconteceu por volta do meio-dia, dentro de um dos banheiros do INBA. A ministra do Interior, Carolina Tohá, destacou que o episódio evidencia o perigo dos coquetéis Molotov e reafirmou que são “armas” e não ferramentas de protesto legítimas.
Nos últimos anos, o INBA esteve à frente de protestos por melhores condições na educação pública, o que, segundo as autoridades, aumentou o uso de artefatos incendiários nos confrontos. As investigações sobre as causas e responsabilidades pelo incidente seguem em andamento.
Comments