top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula pergunta a mãe de 5 filhos de Alagoas quando ela vai ‘fechar a porteira’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou na sexta-feira (10) que perguntou a uma mãe de cinco filhos, beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, quando ela "vai fechar a porteira". O petista esteve em Maceió (AL) para evento de lançamento de moradias de casas populares no Estado.

"Quando entrego uma chave a uma pessoa… aquela menina tem cinco filhos. Eu falei: 'Companheira, quando é que vai fechar a porteira?'. Não pode mais ter filho. Ela já tem cinco. Ela tem 27 anos de idade. Então eu falei: 'É preciso você se cuidar'. Porque na hora que o filho nasce é preciso saber como a gente vai cuidar e nem sempre o estado cuida, a religião cuida. Quem tem que cuidar é o pai e a mãe", afirmou Lula.

A fala do presidente ocorreu durante uma cerimônia de entrega de 914 apartamentos do Conjunto Residencial Parque da Lagoa, na capital alagoana Essas moradias vão atender 3.565 pessoas de famílias com renda mensal de até R$ 2.640. Segundo o governo federal, 488 dessas 914 famílias são beneficiárias do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o que significa que elas estão isentas do pagamento de prestações.

A passagem de Lula por Maceió fecha a agenda do presidente em Alagoas, no primeiro ciclo de visitas dele ao estado nesta gestão. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi vaiado por apoiadores do petista.

Histórico de gafes
A ‘bola fora’ do presidente Lula nesta sexta-feira se soma a outras envolvendo as mulheres. Em março deste ano, ele fez um comentário relacionado à qualificação feminina para o mercado de trabalho ao dizer que mulheres com formação não dependeriam de seus pais para comprarem batom ou calcinhas.

Um mês antes, em fevereiro, ele chegou a dizer durante um discurso no Complexo do Alemão, em que defendia investimentos na educação, que nenhuma mulher quer namorar com quem tem como profissão ajudante geral,
"Nenhuma mulher quer namorar com um cara que mostra carteira profissional, qual é a sua profissão? Ajudante geral. A mulher fala: 'Pô cara, nem uma profissão você tem, para levar o feijão e o arroz para casa no final do mês, e as crianças que vão nascer, como é que a gente vai cuidar?' Então, tem que estudar", declarou, após dizer que o Brasil sempre foi governado por quem "não tinha apreço pela educação" do povo.

No mesmo mês, em São Bernardo do Campo (SP), Lula disse a uma mulher negra que "afrodescendente assim gosta de um batuque" quando não sabia exatamente a razão de ela estar em meio às autoridades no palco.
A mulher em questão era Luiza Eduarda Leôncio, uma operadora especialista da Volkswagen, de 20 anos, que ganhou a premiação de melhor aluna aprendiz da empresa em 2023, honraria que deu a ela o direito a uma viagem à Alemanha, país sede da fabricante de veículos.
Fonte: O Tempo

Comments


bottom of page