Lula e comitiva com 18 autoridades participam do funeral do Papa Francisco no Vaticano
gazetadevarginhasi
há 6 horas
2 min de leitura
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (25) em Roma, acompanhado de uma comitiva brasileira, para participar do funeral do Papa Francisco, que será realizado neste sábado (26). A cerimônia ocorrerá às 10h (horário local; 5h em Brasília), marcando o início do tradicional Novemdiales, período de nove dias de luto e orações pelo líder da Igreja Católica.
Ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, Lula é acompanhado por 18 autoridades brasileiras, entre elas quatro ministros e 12 parlamentares, em uma demonstração de pesar oficial do Brasil pela morte do pontífice.
O corpo de Francisco está sendo velado pela última vez nesta sexta-feira na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde mais de 128 mil pessoas prestaram suas homenagens nos últimos três dias. Ainda hoje, o presidente Lula deve visitar o local.
O rito de fechamento do caixão terá início às 20h (horário local; 15h em Brasília), com a presença de cardeais e membros da Santa Sé.
Após a missa de corpo presente, o caixão será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, conforme desejo do próprio Francisco, onde ocorrerá o sepultamento.
Morte do pontífice
O argentino Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de coma e colapso cardiovascular irreversível.
O pontífice enfrentava problemas de saúde crônicos, como insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.
Diante da perda, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, destacou o legado de Francisco na defesa da paz mundial, no combate à intolerância e às desigualdades e na propagação do amor e da fraternidade entre os povos.
Próximos passos no Vaticano
Concluído o período de luto, o Vaticano iniciará o conclave, processo que reunirá os cardeais eleitores para a escolha do próximo papa. A sucessão marcará o início de um novo capítulo para a Igreja Católica.
Comments